Solução do MMQ para um problema (aparentemente) sem solução

Prof. Otaviano Helene

Prof. Otaviano Helene

Será apresentado:

  1. O desvio padrão e alguns exemplos de ajustes de parâmetros;

  2. O que são variâncias e covariâncias;

  3. As equações do MMQ com matrizes: parece complicado, mas é mais simples;

  4. Variâncias e covariâncias dos parâmetros ajustados;

  5. Algumas propriedades do MMQ e o Teorema Central do Limite;

  6. Outros desenvolvimentos.

Bibliografia sugerida: Método dos Mínimos Quadrados, Editora Livraria da Física

Biologia Sintética

Profa. Danielle Pedrolli

Danielle Pedrolli

A capacidade de projetar organismos racionalmente é vislumbrada há décadas pela biotecnologia. A revolução genômica e a ascensão da biologia sistêmica na década de 1990 permitiram o desenvolvimento de uma de ciência para criar, controlar e programar o comportamento celular.

A abordagem resultante, conhecida como biologia sintética, sofreu incrível crescimento ao longo da última década e está pronta para transformar a biotecnologia e a medicina. A biologia sintética propõe a criação de sistemas sofisticados de base biológica e com funções não naturais. A inovação da proposta é a integração da biologia com a engenharia para tornar o processo de desenvolvimento mais confiável, eficiente e previsível.

Esta perspectiva da engenharia pode ser aplicada em todos os níveis da hierarquia de estruturas biológicas, desde moléculas individuais até células inteiras, tecidos e organismos. Em essência, a biologia sintética visa a concepção de sistemas biológicos de uma forma racional e sistemática.

Investigando os fundamentos da Mecânica quântica através de experimentos com fótons emaranhados

Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

A Mecânica Quântica tem seu desenvolvimento vinculado intimamente à nossa exploração de fenômenos óticos. A origem da mecânica quântica é marcada pelo estudo do espectro emitido por um corpo negro, o que levou Planck a formular a hipótese de que a energia só pode assumir valores discretos (não contínuos), e Einstein a escrever o artigo intitulado "A respeito de um ponto de vista heurístico sobre a criação e conversão da luz", de 1905. Ali nasceu o conceito de um quantum de luz, o que hoje chamamos de fóton. Assim, a física nunca mais foi a mesma. Gedankenexperimente (experimentos pensados) com fótons marcaram os famosos debates entre Einstein e Bohr sobre as instigantes estranhezas da física quântica. Quando fótons emaranhados começaram a ser produzidos, fomos capazes de testar e de comprovar o emaranhamento, a não-localidade, e outros muitos fenômenos.

Neste minicurso, vou falar sobre alguns experimentos com fótons que foram essenciais para a nossa compreensão dos fundamentos da mecânica quântica, e que, além de seguirem inspirando pesquisadores ao redor do mundo, propulsionam uma nova revolução tecnológica que promete chacoalhar as nossas vidas. Vamos abordar perguntas como: O que é a luz? O que é um fóton? Como se manifesta a dualidade onda-partícula? O que é teleportação e como foi realizada? O que é emaranhamento? Como ele é gerado e quais suas consequências? O que é não-localidade e como a observamos?